quarta-feira, 19 de março de 2008

ENSINAR COM INTERNET

Ensinar com Internet


Dicas práticas

Ensinar como se aprende com as TICs

Jaciara de Sá Carvalho

Vamos pensar em um professor que nunca usou computadores e Internet em suas aulas... Por onde ele pode começar? Esta foi a pergunta feita pelo EducaRede à Edith Litwin, diretora do mestrado em Tecnologia Educativa da Universidade de Buenos Aires e autora de diversos livros sobre o assunto.
A resposta dela pode parecer óbvia, mas não é nada fácil. Edith propõe começar pela observação dos próprios processos de aprendizagem. Entendendo como aprendeu e o que mudou em sua aprendizagem com a tecnologia, o professor deve conseguir fazer o mesmo com seus alunos. Edith sugere, por exemplo, que ele mostre como pesquisa, valida e utiliza uma informação da Web. Interessante também é mostrar como a aprendizagem é potencializada quando se trabalha em rede e em colaboração.
A partir do reconhecimento destes processos, o professor conseguirá desenvolver estratégias para trabalhar com os alunos. "Se o professor não reconhece quanto vale para ele e quanto permite a ele entender melhor e encontrar novos caminhos de aprendizagem, dificilmente ele poderá ensinar".

QUER ASSISTIR ENTREVISTA COMPLETA?
Acesse o site :
http://www.educarede.org.br

Nenhum comentário: