domingo, 19 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA


Pais e professores podem ajudar a combatê-la
Videoconferência, planos de aula, reportagens especiais, quiz e animação interativa compõem um mosaico de sugestões que o EducaRede selecionou sobre o vírus que está presente nos cinco continentes.
Por José Alves

Em abril de 2009, um novo tipo de vírus da mesma família daquele que transmite a gripe afetava a população mexicana ganhava espaço na mídia e chamava a atenção do mundo. Inicialmente chamada de "gripe suína", sabe-se que ela é causada pelo Influenza A (H1N1), um subtipo viral resultante da recombinação genética do vírus suíno, aviário e humano, com possibilidade de disseminação global.
Hoje, o Influenza A (H1N1) confirma as expectativas de propagação e está presente nos cinco continentes do planeta, com cerca de 100 mil pessoas infectadas no mundo. Como acontece com qualquer novidade, a falta de informação causa preocupação. Nesse caso, há dúvidas em relação ao potencial destrutivo do vírus.
No mês de junho, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou o Influenza A (H1N1) como a primeira pandemia – epidemia de origem infecciosa que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes – do século XXI. No século XX, três pandemias assolaram o planeta – gripe espanhola, em 1918; gripe asiática, 1957 e a gripe de Hong Kong, 1968. Mesmo com um alto índice de contaminação, o Influenza A (H1N1) mantém números semelhantes de taxa mundial de letalidade em relação ao da "gripe comum", cerca de 0,45%.
O site da Nova Escola disponibiliza um projeto e um plano de aula sobre o tema. Confira:

Para prestar esclarecimentos sobre o assunto, a Secretaria da Educação de São Paulo convidou a Dra. Telma Carvalhana, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de São
Paulo, para uma vídeoconferência transmitida pela Rede do Saber no último dia 08/07.
Saiba mais, clique no link abaixo:

Um comentário:

maria olinda disse...

Interessante as dicas sobre a gripe suina nos blog.Agradeço por que assim enriquecerei minhas aulas no CIEP 381..
abraço a professora Sibele