sábado, 7 de junho de 2008

Concurso premia iniciativas tecnológicas no ensino


Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Educadores Inovadores, que tem como objetivo reconhecer bons projetos educacionais que usam a tecnologia para melhorar o ensino
>Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Educadores Inovadores, que tem como objetivo reconhecer bons projetos educacionais que usam a tecnologia para melhorar o ensino. Os projetos vencedores irão representar o Brasil na próxima etapa do Prêmio. As inscrições dos projetos podem ser feitas até o dia 8 de agosto e os vencedores já serão divulgados no dia 3 de setembro.
Para se inscrever é necessário ser educador de escolas de ensino fundamental e médio da rede pública, fundações, secretarias de educação e organizações não-governamentais que participam dos programas educacionais que a Microsoft mantém em 20 Estados do Brasil. No ano passado, foram 360 projetos com 10 mil interessados de 23 Estados.
Na inscrição, os educadores devem documentar o conteúdo didático trabalhado nas aulas, com textos, apresentações e imagens. O professor precisa comprovar ainda que a tecnologia foi utilizada de forma inovadora dentro da sala de aula, com efeitos positivos para os alunos. Além disso, o projeto precisa estar sendo adotado por período mínimo de três meses. Uma banca formada por educadores vai avaliar cada um dos inscritos e selecionar os oito finalistas.
Este ano, o prêmio terá três categorias: Aluno Monitor, Gestão Escolar e Tecnologias e Educador Inovador.
Em 2007, o Brasil levou quatro projetos para a final mundial do prêmio, que aconteceu em Helsinki, na Finlândia. Uma das equipes conquistou a terceira colocação na categoria Inovação em Comunidade, com um projeto na categoria Educador Inovador. O premiado foi o projeto "1ª Eleições do Grêmio Estudantil", trabalho que promoveu a utilização das ferramentas tecnológicas no processo eleitoral do grêmio estudantil escolar da Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas da cidade de Serra Azul, em São Paulo.
O trabalho concorreu com projetos de mais de 40 países. Os outros representantes do Brasil foram os projetos: "Capacitação e uso de tecnologias por gestores educacionais, educadores e alunos da escola pública em Betim (MG)", na categoria Gestão Escolar e Tecnologias, o "Projeto Griot – Contando histórias de outros povos", na categoria Aprender em Parceria, e "Criar Laços" – de Pernambuco –, que
competiunacategoria Aluno Monitor

Fonte:http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=318

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