sábado, 3 de maio de 2008

O QUE É UM PROJETO INTERDISCIPLINAR?

O que é um Projeto Interdisciplinar?

Eduardo O C Chaves

Para facilitar a transmissão e a absorção do conhecimento, os seres humanos dividiram o conhecimento em vários compartimentos, comumente chamados de disciplinas: comunicação e expressão, matemática, ciências, estudos sociais, artes, etc. - ou, alternativamente, português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, artes, filosofia - para não mencionar sociologia, antropologia, economia, etc.

Essas formas de classificar o conhecimento são artificiais: raramente um problema se encaixa unicamente dentro dos limites de uma só disciplina.

Por isso, quando nos propomos a estudar problemas reais, em vez dos conteúdos geralmente demarcados para uma disciplina, acabamos tendo que adotar uma abordagem interdisciplinar. (Muitos autores preferem termos como multidisciplinar, transdisciplinar ou ainda outros - as nuances de sentido entre esses vários conceitos não são tão importantes aqui quanto o contraste entre uma abordagem disciplinar e uma abordagem que envolve várias disciplinas de forma integrada, que chamaremos de interdisciplinar, por ser este o termo mais comum).

Tomemos como exemplo o problema do meio ambiente.

Nosso meio ambiente contém componentes naturais, que normalmente são estudados pela física e pela química;; possui também seres vivos, como plantas, animais e nós mesmos, seres humanos, estudados pela biologia;; mas seres
humanos também podem ser estudados pela psicologia e, como vivem em sociedade, pela sociologia;; como nosso planeta tem uma história, a história precisa ser invocada;; como seus territórios estão divididos em unidades geo-políticas, precisamos da geografia;; e assim por diante.

Dentre os fatores que ameaçam o nosso meio ambiente estão poluentes químicos inorgânicos e biológicos do ar, dos rios, da própria terra;; desmatamento desregrado;; uso de técnicas agrícolas impróprias;; não tratamento ou tratamento
inadequado do lixo doméstico e industrial;; crescimento populacional desordenado;; consumismo desenfreado;; e muitos outros.

É impossível estudar o meio ambiente e tomar as medidas corretivas que se impõem para que não destruamos a nossa Terra, dentro de uma abordagem puramente disciplinar: precisamos enfocar a questão de maneira interdisciplinar. Algumas questões serão equacionadas no âmbito das ciências naturais e biológicas, outras no nível das ciências comportamentais, ainda outras em decorrência da adoção de valores mais adequados. Como tratar desse problema de forma exclusivamente disciplinar? É preciso abordá-lo de uma forma integrada, que envolva várias disciplinas.

O mesmo é verdade acerca de quase todos os problemas interessantes que temos que enfrentar. É por isso que os chamados temas transversais se tornam importantes hoje: eles refletem uma tentativa de transcender os paradigmas
disciplinares que têm imperado até hoje na educação escolar e de substituí-los por paradigmas temáticos, interdisciplinares.


Fonte:
http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=7

Um comentário:

Ângelo Góes disse...

Gostei muito do seu texto e do seu amor pela educação.