segunda-feira, 7 de abril de 2008

HISTÓRIA DA INTERNET

Como tudo começou


Da forma como se fala de Internet, parece que é algo totalmente novo, mas a verdade é que a rede existe há mais de 20 anos. O que começou como um projeto de estratégia militar norte-americano acabou se transformando no atual meio de comunicação, que possibilita a troca de informações entre milhões de pessoas em todo o mundo.

Na década de 60, auge da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos queria criar uma rede de computadores que não pudesse ser destruída por bombardeios e fosse capaz de ligar pontos estratégicos, como centros de pesquisa e tecnologia.

Surgiu então uma rede sem um comando central. A estrutura proposta permitiria que todos os pontos (nós) tivessem o mesmo status. Os dados caminhariam em qualquer sentido, em rotas intercambiáveis.

Esse projeto ficou conhecido como ARPAnet, já que o setor responsável por sua realização foi a Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada). Em 1970, essa rede interligava quatro universidades norte-americanas. Quatro anos depois, 40 instituições acadêmicas já faziam parte da ARPAnet, com seus computadores trocando mensagens e arquivos.

Em 1974, foi criada a Telenet, primeiro serviço comercial de acesso à rede nos EUA. O nome Internet só começou a ser usado em 1982. Pouco depois, em 1983, foi estabelecido o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet protocol), até hoje o protocolo de comunicação (a "linguagem" comum) usado por todos os computadores conectados à rede.

Mas o que realmente possibilitou o futuro sucesso da Internet foi o desenvolvimento, em 1991, da World Wide Web (WWW), um sistema de hipertexto que tornou mais fácil navegar pela rede mundial.

É importante dizer que o crescimento da Internet não foi planejado por ninguém. Ela é um conjunto de redes, que não pertence a ninguém nem é controlado por um grupo. Cada rede é independente e pode ser dirigida como prefiram seus donos. Esta é a causa da grande diversidade que se pode achar na Internet, mas também da dificuldade de encontrar informações que a caracterizam.

Fonte:http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.be-a-ba_principal

Nenhum comentário: