segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Notícias 2007



Principal Fonte: Informativo Colegial O Genial

Fábrica de Sonhos
“ Meus filhos terão computador sim, mas antes terão livros, sem a leitura nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive - a sua própria história’’.
(Bill Gates )
A mensagem de Bill Gates nos leva a refletir que estamos vivendo um mundo cercado de disputa, falta de tempo, de necessidades materiais, de desamor... e as pessoas, em conseqüência de tudo isto, estão se tornando frias e impessoais. Isso também se deve ao rápido avanço da tecnologia e dos meios de comunicação... O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também, e é através da LEITURA que poderemos nos descobrir, conhecer a história da humanidade, saber como as coisas funcionam, saber mais de nós mesmos e do mundo que se encontra a nossa volta.
Nossa Biblioteca adquiriu através na Bienal do Livro, alguns novos exemplares através de verba recebida e compramos na Bienal do Livro alguns novos exemplares para atualização do acervo. Os títulos adquiridos foram: O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini, A Menina que Roubava Livros de Markus Zusak, Marley e Eu de John Grogan, Jesus, o Maior Psicólogo que já existiu de Mark W. Baker, Deus, um Delírio de Richard Dawkins, Filhos brilhantes, alunos fascinantes de Augusto Cury, A sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafán entre outros. São mais de 20 exemplares.
A biblioteca Lindolpho Nunes Vieira está de portas abertas para você estudante, professor, funcionário e visitante entrar nesse mundo de sonhos e magia...
Esperamos por você !!!
( Prof. Fátima Pimentel )



FORMATURA 2007
Fim do Ano Letivo! E com ele mais uma solenidade de formatura de nossa Escola. Hora de comemorarmos o sucesso de vários alunos. Em 2007, isto acontecerá dia 20 de Dezembro, às 19:00 horas no CIEP 381. Venham todos compartilhar mais uma vitória dos alunos do C. E. Dr. Miguel Couto Filho.


“ ARTESÃOS POSSÍVEIS DE SONHOS ”

Nos dias 23 e 24 de outubro o Colégio Estadual Dr. Miguel Couto Filho realizou o evento “ Momento do Normalista ”,direcionado aos integrantes do Curso Normal. Nele foram apresentadas propostas para a melhoria na formação dos estudantes. O evento teve início com a palestra da professora Maria Fonseca Amorim que diz: “Fui aluna e sou professora; hoje, aposentada e sempre uma pessoa feliz .Como jovem , tive sonhos, como adulta consegui realizá-los. É preferível ser tudo e não ter nada a ter tudo e não ser nada”.
Assim foi todo o primeiro dia do evento; palestras e oficinas para aqueles que formarão os novos cidadãos .Professoras como Mara Fabri Rosa e Graziela Fabri administraram a oficina de Produção de Texto e a oficina de Artes. “O Momento dos Normalistas foi o ponta pé inicial dado por nossa escola para o processo de mudança e resgate da identidade do Curso . As oficinas foram ótimas. Abriram a visão de “como trabalhar os nossos alunos” . Os objetivos iniciais acredito foram alcançados , mas a luta continua, pois mudar mentalidades é um processo para ser alcançado.
O evento teve continuidade no dia 24, quarta-feira, com as oficinas de Psicomotricidade com a professora Rita Valladares e a oficina de “Como contar histórias ” com a professora Fátima Pimentel. Nesse mesmo dia foram apresentados os teatros; “ Prova, provão, camisa de força da educação”, com a turma CN 4001 e “A torre” com a CN 3001.”O Momento dos Normalistas é um momento de muita reflexão e o início de uma grande mudança. Acredito nessa mudança e sei que nossos alunos são capazes. Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”,diz Fabíola Fabbri, diretora do Colégio.
Os alunos em si, mostraram muita felicidade e dispostos a adaptarem a uma formação melhor .
( Guilherme Assis)
“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”




Campeonato de futebol revela talentos
No dia 9 de outubro foi realizado em nosso Colégio o campeonato de futebol, nas categorias masculino e feminino , organizado pelos professores de Educação Física ; do Colégio Estadual Dr. Miguel Couto em parceria com CIEP 381 de Varre-Sai. O campeonato direcionado aos alunos do 3º turno ,ou seja, o turno da noite onde se destacou vários alunos dentre eles André Luiz Mendez , um garoto do 2º ano do nosso Colégio que com apenas 17 anos fez em uma partida 5 gols, levando seu time a vitória. “Gostei muito desse campeonato pois é uma forma de divertir, aprender e acima de tudo praticar esportes”, diz André. Dentre os alunos do CIEP, destacou-se Pedro Gomes.“ Esse campeonato é uma maneira de incentivar os jovens a praticar esportes.
Agradeço a direção do CIEP e do Miguel Couto por proporcionar para nós estudantes esse momento de lazer e de incentivo ao esporte”, diz Pedro . A vitória ficou com a equipe do Colégio E. Dr. Miguel Couto Filho, mas a disputa foi ainda maior nos jogos femininos onde a equipe do CIEP levou a melhor. Pratique esporte, pratique saúde !
(Macariana Soares)


Festa do Estudante
No dia 21 de outubro de 2007, aconteceu no C. E. Dr. Miguel Couto Filho a tradicional Festa do Estudante.Teve início às 17h, com muito agito e animação com Dj Fernando ( Natividade). Foi servido um delicioso jantar, churrasco e refrigerante. Os estudantes estavam muito animados e não pararam de dançar um minuto sequer, fazendo com que a festa se tornasse ainda mais bonita. “Eu adorei a festa, queria agradecer a direção do Colégio: a diretora Fabíola, Angélica e toda sua equipe de trabalho, por proporcionar para nós estudantes, um momento de descontração e de confraternização para todos.Quem não foi, na próxima não falte, pois foi muito bom!”diz Jéssica Pires.O evento ocorreu maravilhosamente bem, e terminou por volta das 23h.
( Martina Corrêa )



Cantinho da Direção

ANGÉLICA e FABÍOLA

Queremos parabenizar o Grêmio Estudantil Prof. Walter Vieira, pela maravilhosa iniciativa do jornal. Esperamos que esta primeira edição seja apenas o início de atitudes de sucesso. Parabéns! O C. E. Dr. Miguel Couto Filho, precisa de jovens como vocês: dinâmicos e sempre dispostos a fazer o melhor para alcançarem o sucesso e divulgar o nome da escola.
Aproveitando a oportunidade agradecemos sinceramente todo o apoio e colaboração recebido dos serventes, merendeiras, professores, funcionários e alunos. Saibam que sem vocês a nos motivarem, não teríamos conseguido vencer mais um ano cheio de realizações.
Desejamos que o nascimento do Menino Deus, traga muita paz e felicidade para os alunos, professores, funcionários, familiares e a todos que direta ou indiretamente, sempre nos ajudaram a fazer de nossa escola um sucesso.
Esperamos poder continuar contando com este apoio, pois ele novamente será fundamental para colocarmos em prática tudo que estamos planejando para o ano de 2008.
Que Deus nos abençoe a todos e torne possível a realização de nossos sonhos.


Carinhosamente,


Fabíola e Angélica






Retrospectiva 2007



POLO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE VARRE-SAI
Responsável: Prof. Sibele Maria Ramos de Souza Vieira












Revestimento em PVC do forro



Reforma emergencial do Colégio E.Dr. Miguel Couto Filho
Primeira Gincana Estudantil Rumo ao PAN– 2007
Troca da cobertura da varanda do refeitório.
Festa das Mães

Palestra Primeiros Socorros
Campeonato de Futebol revela talentos



Desfile 7 de setembro



Curso Direitos Humanos, ministrado pela Prof. Sílvia, promovido pela Coordenadoria em Bom Jesus do Itabapoana. Professores participantes: Adélia e Isabel Menezes.
Participantes do curso Direitos Humanos





Projeto IPÊ AMARELO - Isabel Menezes - Ensino Religioso - CF 2007: "Amazônia, Vida e Missão Neste Chão."









Projeto Jornal na Sala de Aula
A professora Rita Rosa juntamente com a professora Isabel Menezes, lançaram o projeto: Jornal na Sala de Aula, desenvolvido pela turma 2001 do Curso Normal. O Projeto foi simples e objetivo. Sua principal meta foi melhorar o nível de conhecimento dos alunos, incentivar a leitura e exercitar uma forma bem calorosa de veicular e compartilhar informações com toda comunidade escolar. O informativo recebeu o nome de A Voz da Educação, com a coordenação das alunas Maria Gilma e Ana Paula de Britto.
Parabéns professores e alunos da turma CN 2001 !
(Martina Corrêa)




Chegaram novos livros didáticos
O Ministério da Educação junto com o FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ) lançaram o PNLD ( Programa Nacional Do Livro Didático ); onde as Escolas de Ensino Público de todo o país recebem anualmente livros didáticos para os estudantes.Nossa Escola, recebeu deste programa, livros para o Ensino Médio, das seguintes disciplinas:Biologia, Matemática, Português, Química e História. Também foram recebidos livros para o Ensino Fundamental, das disciplinas de Matemática, Ciências, Português, História e Geografia.
“ Cuidar do livro didático é compartilhar conhecimento”.





SARAU LITERÁRIO POESIAS E CANÇÕES
No dia 7 de novembro de 2007, realizou-se em nosso Colégio um Sarau Literário organizado pela turma 3001 FG, onde declamaram poesias e canções de autores como; Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Murilo Mendes, Vinícios de Moraes, entre outros. O Sarau foi orientado pela professora de Língua Portuguesa Jacqueline Figueiredo.



RECITAL BARROCO E ÁRCADE
Aconteceu no dia 27 de novembro o Recital Barroco e Árcade, orientado pela professora de Língua Portuguesa Izabel Grillo, os alunos da turma 1001 FG com muito entusiasmo apresentaram músicas populares e declamaram poesias.





O Diretório do Grêmio Estudantil Prof. Valter Vieira, deseja a todos os alunos, professores, funcionários e leitores, férias inesquecíveis, repletas de alegrias.
Desejamos também do fundo de nossos corações, que esta renovação que o Natal nos traz, se estenda por todos os dias do próximo ano, dando-lhes mais força para continuarem em frente.
Um grande abraço!
Grêmio Estudantil





OBS: A fonte para esta publicação foi um Informativo de nosso colégio, “O Genial”, publicado pelo Grêmio estudantil Professor WalterVieira com revisão da Prof. Sônia de Brito e apoio da Prof.Isabel Menezes.












2 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS AS MINHAS DIRETORAS FABIOLA E ANGELICA, QUE TAO BEM TRABALHA A QUALIDADE DOS FUNCIONARIOS, TIRANDO O MELHOR PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DESTE EDUCANDARIO.
UM ABRAÇO AO RIMAO,FATINHA,JOAO,ERIVELTO,ZÉ CARIOCA E... DESTAS PEÇAS MARAVILHOSAS
O JARDINEIRO MAIA

A CARPINTARIA


Contam que numa certa carpintaria houve uma vez estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar diferenças.
Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes o notificaram de que teria que renuncia. A causa ? Fazia muito barulho, e além do mais, passava todo o tempo golpeando.
O martelo aceitou a culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso,dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa.
Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atrito. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo sua medida,como se fora o único perfeito.
Neste momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: senhores,ficou demonstrado que temos defeitos,mas o carpinteiro, trabalha nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensamos em nossos pontos fracos e concentramo nos em nossos pontos fortes.
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiam alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra a situação torna se tensa e negativa, ao contrário,quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê lo. Mas encontrar qualidade ... isto é para os sábios !

Anônimo disse...

olha, estou muito decepcionado com o colégio, cade o site do miguel couto??? nós dificilmente encontramos algo e quando encontra é do ano de 2006,2007,2008... ja estamos em setembro de 2010 e cade as atualizações, fotos de projetos e nome de alunos em destaque??? e o CN "Curso Normal" sumil??? quero que saiba que o CN é o futuro da educação!!!