domingo, 28 de setembro de 2008

GOOGLE "Computação nas Nuvens"

Isso é tecnologia e inovação!
Esse vídeo mostra um novo recurso do Google da nova tendência da Internet: a Computação nas Nuvens.
Fiquem ligados!! Só assim conseguiremos acompanhar tanta inovação!!!!

http://br.youtube.com/watch?v=IdRW8FAc6IA

sábado, 6 de setembro de 2008

AS VANTAGENS DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO

O principais benefícios para professores e alunos:

  • Aproximar professores e alunos - Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno.
  • Permitir maior reflexão sobre o conteúdo -Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto.
  • Manter o professor atualizado- O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem.
  • Criar uma atividade fora do hoário de aula - O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos.
  • Trazer experiências de fora da escola - O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma.
  • Divulgar o trabalho do aluno e do professor - As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem.
  • Permitir o acompanhamento - Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas.
  • Ensinar linguagem digital - Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.

Fonte: Revista Época, edição 456 - 12/02/2007

NOVAS FORMAS DE APRENDER, NOVAS FORMAS DE AVALIAR


Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem

Ítalo Modesto Dutra 1



1. Mapas Conceituais

Você já ouviu falar sobre mapas conceituais? A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida, nos anos 70, pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak [Novak, 2003]. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. O mapa conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas, enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação, chamamos de proposição . As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais, se comparados a outros tipos de representação, como os mapas mentais.

O mapa conceitual da Figura 1, que está na página 39, foi construído levando-se em consideração a pergunta: o que são mapas conceituais? Nele podemos observar algumas características que são imprescindíveis a um mapa conceitual. A primeira delas é que, num mapa conceitual, sempre que há uma relação entre dois conceitos, ela deve estar expressa (e não apenas indicada por uma seta, como nos fluxogramas) através de uma frase de ligação. Outra característica importante é que as frases de ligação devem sempre conter verbos conjugados de acordo com o sentido que se quer dar à proposição (conjunto CONCEITO 1 ® FRASE DE ® CONCEITO 2).
Se você quiser saber mais sobre MAPAS CONCEITUAS, clique no link abaixo
Fonte: http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt5.htm