Este video nos apresenta o dia-a-dia de Rafinha, um jovem de 16 anos que nasceu e cresceu com a tecnologia e só conhece o mundo da informação, o mundo da colaboração e da participação, onde a variedade de escolhas é imensa e todos fazem parte de uma grande teia.
Um mundo onde todos são editores de conteúdo através de seus blogs, fotologs, câmeras digitais, redes de relacionamento, wikipédia, youtube, etc., um mundo onde as ferramentas de produção foram democratizadas e, de consumidores passivos, passamos a produtores ativos.
Um mundo, onde a internet se torna uma rede que conecta pessoas e não apenas computadores, em qualquer lugar e a qualquer momento. Um mundo digitalizado que privilegia o consumo de experiências.Este é o mundo de Rafinha ... o nosso vizinho, o nosso filho, o nosso aluno, o nosso irmão ... uma geração que está conectada o tempo todo.
Enquanto educadores, muitos questionamentos nos surgem ao ver este vídeo:
- Como estamos utilizando as tecnologias?
- Que uso fazemos destas tecnologias na educação?
- Que geração estamos formando?
- Qual nossa responsabilidade nesse "mundo do Rafinha"?
- Como educadores, qual nosso papel?
- Que papel deverá desempenhar nossa escola?
Estes são apenas alguns pontos sobre os quais podemos refletir.Este vídeo me parece bastante instigador ...O mundo de Rafinha é uma produção da TV1, agência de comunicação que conta em sua estrutura com 5 áreas especialistas em diferentes mídias, entre elas a TV1.com, uma das principais agências de marketing do Brasil.
Fonte: http://ideiasemblog.blogspot.com/2008/04/o-mundo-de-rafinha.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário