sábado, 26 de abril de 2008

ENSINAR COM A INTERNET

BLOGS NA SALA DE AULA

Carmen Castro

Os weblogs existem desde 1999, mas ganharam mundo em 2001, e sua notoriedade tem crescido nos últimos anos, transformando a organização da comunicação pública na sociedade.

São, direta e exclusivamente, de propriedade dos indivíduos que os utilizam como meio de expressão pessoal. Inúmeros profissionais (literatos, tecnólogos, jornalistas, políticos...) têm seu próprio blog, em que expõem seus pontos de vista sobre as notícias ou suas opiniões, sem se submeter às restrições que lhes são impostas pelos canais de comunicação.

A Internet foi considerada desde o início como o meio massivo de informação e comunicação mais democrático que existe, isto porque seus serviços permitem uma relação entre emissor e receptor no mesmo nível e funcionalidade. O receptor é um participante ativo em um processo de comunicação e se torna um emissor, à medida que possui as mesmas ferramentas de criação e o mesmo canal de distribuição. Esta característica da rede aumenta notavelmente com a proliferação dos blogs. A essência dos blogs e as interrelações entre eles são alternativas à informação, à comunicação e inclusive à formação.

As razões desse fenômeno podem ser encontradas na gratuidade, na simplicidade de sua criação, na utilização e capacidade de atualização contida nos blogs. É permitido conectar-se a uma imensa rede de internautas interessados em um mesmo tema. É possível alterar facilmente o desenho e os sistemas de acesso aos arquivos são operativos. Comunicação e informação são os pontos-chave que estão fazendo com que o número de blogs cresça de maneira muito rápida e que seu uso seja cada vez maior entre os profissionais.
Neste sentido, como educadores que somos, por que não aproveitar o blog como ferramenta para desenvolver nossas funções e tarefas de tutoria?
 
DEFINIÇÃO E FUNCIONAMENTO

Blog é a forma abreviada de weblog. O termo weblog foi cunhado por Jorn Barrer, em 1997. Weblog é a fusão dos termos web e log.
Web (rede de Internet) + log (diário de bordo) = weblog.
A terminologia empregada tem origem nos diários de navegação. O log-book era o documento em que o capitão do barco anotava as incidências da viagem (rumo, velocidade, manobras...).

O blog é um espaço de escrita cujo suporte é a web, um diário online, uma página utilizada por alguém para fazer seus relatos. O programa que mantém a página registra automaticamente a data e tudo o que foi escrito, organizando os dados por dia, ou seja, estão periodicamente atualizados e compilam cronologicamente os textos ou artigos de um ou vários autores.

São páginas pessoais, de desenho e gestão simples, em que o texto tem primazia. Por isso são uma alternativa às caras páginas da web. Dito de outra maneira, é uma publicação online cujos relatos são publicados periodicamente e exibidos em ordem inversa, ou seja, o mais recente é o primeiro a aparecer na tela, e dispõem de uma estrutura de comentários que permite aos leitores estabelecer um diálogo com o autor e também entre os outros leitores acerca do que foi publicado.
Os weblogs apresentam também linques para outros blogs e sites a fim de ampliar informação, indicar fontes.

Em torno de um blog se forma uma comunidade de leitores que, por sua vez, podem ser também editores de outro blog.
Formam uma plataforma de experimentação dos trabalhos em rede já que conectam pessoas e idéias estabelecendo uma forma de comunicação característica de nosso mundo pós-web ao permitir que sejam difundidas experiências e impressões, que possam ser completadas ou debatidas pelas pessoas interessadas.
Esses diários de linques e reflexões são o novo meio de comunicação para a elite tecnológica já que atuam como fonte complementar às listas de distribuição, aos grupos de notícias, às salas de bate-papo, aos diretórios e buscadores e, inclusive, às revistas especializadas. A informação que oferecem é atual e trata de aspectos relacionados à informação acessível na Internet.

Fonte:http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=726

quinta-feira, 17 de abril de 2008

CHEGOU O NOTEBOOK !!!


http://www.slide.com/r/Y1lvqLD56T-_hVzHP0W0S5u6cQBI1jeA?previous_view=mscd_embedded_url&view=original


Nossa Escola comemora a chegada do Notebook, pois sabemos que significa um marco na História da Educação do nosso Município!
Todos agradecem!!!
Data da chegada: 16/04/2008

segunda-feira, 7 de abril de 2008

HISTÓRIA DA INTERNET

Como tudo começou


Da forma como se fala de Internet, parece que é algo totalmente novo, mas a verdade é que a rede existe há mais de 20 anos. O que começou como um projeto de estratégia militar norte-americano acabou se transformando no atual meio de comunicação, que possibilita a troca de informações entre milhões de pessoas em todo o mundo.

Na década de 60, auge da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos queria criar uma rede de computadores que não pudesse ser destruída por bombardeios e fosse capaz de ligar pontos estratégicos, como centros de pesquisa e tecnologia.

Surgiu então uma rede sem um comando central. A estrutura proposta permitiria que todos os pontos (nós) tivessem o mesmo status. Os dados caminhariam em qualquer sentido, em rotas intercambiáveis.

Esse projeto ficou conhecido como ARPAnet, já que o setor responsável por sua realização foi a Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada). Em 1970, essa rede interligava quatro universidades norte-americanas. Quatro anos depois, 40 instituições acadêmicas já faziam parte da ARPAnet, com seus computadores trocando mensagens e arquivos.

Em 1974, foi criada a Telenet, primeiro serviço comercial de acesso à rede nos EUA. O nome Internet só começou a ser usado em 1982. Pouco depois, em 1983, foi estabelecido o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet protocol), até hoje o protocolo de comunicação (a "linguagem" comum) usado por todos os computadores conectados à rede.

Mas o que realmente possibilitou o futuro sucesso da Internet foi o desenvolvimento, em 1991, da World Wide Web (WWW), um sistema de hipertexto que tornou mais fácil navegar pela rede mundial.

É importante dizer que o crescimento da Internet não foi planejado por ninguém. Ela é um conjunto de redes, que não pertence a ninguém nem é controlado por um grupo. Cada rede é independente e pode ser dirigida como prefiram seus donos. Esta é a causa da grande diversidade que se pode achar na Internet, mas também da dificuldade de encontrar informações que a caracterizam.

Fonte:http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.be-a-ba_principal